14
jul
2015

Austin-Texas: viajando pelo mundo

Pensar em Austin, rapidamente associamos à músicas, rodeios. A capital do Texas, tem muito mais a oferecer. Cultura única e hospitalidade surpreendente. Em Austin você encontrará um pouco de tudo e visitará lugares inesquecíveis.

Austin é a capital do estado norte-americano do Texas. É a sede do Condado de Travis e também da Universidade do Texas em Austin.

Situada na 'Terra das Colinas' (Hill Country), na região central do Texas, Austin é a quarta cidade mais populosa do estado (depois de Houston, San Antonio e Dallas) e a 14.ª mais populosa dos Estados Unidos.
É o centro cultural e econômico da Área Metropolitana Austin-Round Rock, com uma população maior que 1,7 milhão de pessoas, e encontra-se entre as cidades americanas com crescimento mais rápido. Foi eleita a segunda melhor cidade grande na lista de "Melhores Lugares Para Morar" e a "Cidade Mais Verde dos Estados Unidos" pela MSN ("Verde" referindo-se ao compromisso com a vida sustentável).

Os residentes em Austin são conhecidos como "Austinites" e são uma mescla de professores universitários, estudantes, políticos, lobistas, músicos, funcionários públicos, operários, engenheiros e funcionários administrativos. A cidade é sede de muitas companhias de alta tecnologia, fato que a cognomina como "Colinas do Silício" (nome referente ao Vale do Silício [Silicon Valley] na Califórnia, onde se situam muitas companhias de alta tecnologia). O cognome oficial é "A Capital Mundial da Música ao Vivo," o qual se refere ao grande número de músicos e clubes de música ao vivo. Nos últimos anos, muitos residentes têm adotado o lema (Keep Austin Weird) “Mantenha Austin Extraordinária”. Em resposta às preocupações de que a cultura da cidade estava ameaçada pelo excesso de desenvolvimento. Adesivos de carros, camisetas e vitrines de lojas hoje alardeiam esse slogan. Austin é ensolarada, com uma média de 300 dias de sol por ano, com temperaturas em julho e agosto entre 24 e 36 graus Celsius. Seus invernos são amenos e relativamente secos, com janeiro e fevereiro sendo seus meses mais frios, com temperaturas médias de 9 graus Celsius e 12 graus Celsius, respectivamente.

UM OLHAR SOBRE O TEXAS

População: aproximadamente 26 milhões de pessoas vivem no Texas.
Geografia: localizado no Centro-Sul dos Estados Unidos, o Texas estende-se por quase 700 mil quilômetros quadrados — o que o torna o maior dos 48 estados continentais dos Estados Unidos. O ““Estado da Estrela Solitária”” faz fronteira com Oklahoma ao norte, Arkansas ao nordeste, Louisiana ao leste, México ao sul e Novo México ao oeste. O Golfo do México fica ao sul.


Ensino superior: fundada em 1876, a Universidade A&M do Texas é a maior universidade em número de inscrições no Texas. Essa universidade pública de pesquisa localizada na cidade de College Station oferece bacharelado, mestrado, doutorado e especializações, mas é mais conhecida por seus programas de engenharia e agricultura. Outra opção pública é a Universidade do Texas em Austin (UT Austin). Fundada em 1883, essa universidade de pesquisa é conhecida por sua área acadêmica e de esportes. A UT Austin oferece mais de cem cursos de graduação e 170 cursos de mestrado, especialização e doutorado, com seus programas de arquitetura, administração e engenharia recebendo classificações particularmente altas. As equipes atléticas da escola conquistaram 39 campeonatos da Associação Atlética Universitária Nacional. A Universidade Rice, em Houston, é a principal opção de ensino superior particular do estado. Essa universidade com alta classificação no ranking enfatiza o ensino de graduação e é reconhecida por seus programas em ciência de materiais e ciência aplicada.

CULINÁRIA

Especialidades culinárias: o Texas é realmente um outro país, completo com sua própria cozinha. Conhecida como “tex-mex”, essa cozinha funde as tradições culinárias do Sul dos EUA e do México resultando em um sabor que é só seu. Um dos pratos tex-mex mais famosos é o chili com carne, ou somente chili. Esse guisado picante à base de tomate obtém seu sabor forte da mistura de carne moída, cebola, alho e pimentas chili. O Texas diferencia seu chili de outras variedades de outras regiões por deixar o feijão de fora. Enquanto o churrasco é popular em todo o Sul dos EUA, o Texas mais uma vez se diferencia com foco na carne bovina, em especial o peito. O filé de frango frito completa as iguarias culinárias do “Estado da Estrela Solitária”. Semelhante ao wienerschnitzel alemão, esse prato consiste de um bife de vitela batido até ficar fino, e depois frito e coberto por um molho cremoso. Costuma ser servido com purê de batatas. 

Porém não podemos esquecer do Famoso Taco que a maioria dos americanos adoram, Taco é uma comida típica do México.Por causa da proximidade com os Estados Unidos, há diferenças entre as receitas dos dois países. O taco americano é diferente do taco mexicano original. Frequentemente, o taco americano é frito em imersão de modo que a massa fique moldada para receber o recheio.

AS FLORES

A bluebonnet é a flor típica do Texas. Por volta do mês de março/abril, durante a primavera e antes da temperatura ficar escaldante, estas flores se espalham pelos campos, dando uma cor azulada as paisagens.

Rosa amarela do Texas

RODEIOS

O rodeio de Houston acontece anualmente em março, dura vinte dias e recebe mais de 2.5 milhões de visitantes. Um evento muito engraçado de assistir é o Mutton Busting – é um rodeio infantil, onde as crianças de 5 a 6 anos montam ovelhas! Quando se trata de saúde, o Texas, e sobretudo Houston, tem grandes e renomados hospitais. Um dos mais famosos é o MD Anderson, um dos melhores hospitais do mundo no tratamento do câncer. O hospital, privado, é uma referência mundial também em pesquisas na área,e recebe pacientes do mundo todo em busca de um tratamento diferenciado. embora o armadillo (Tatu) seja o animal típico do estado do Texas,o animal temido por muitos é a cobra. O Texas possui centenas de tipos de cobras diferentes, e quatro tipos de cobras venenosas.

A VIDA NOTURNA EM AUSTIN

Austin é conhecida como a da "Capital Mundial da Música ao vivo". Sair à noite em Austin é de fato uma experiência única. Para viver e se divertir à noite, confira a Rainey Street – uma rua ladeada de bangalôs históricos, muitos dos quais transformados em bares e restaurantes exclusivos. A Sixth Street – uma área famosa no coração da cidade – atrai moradores e visitantes da mesma maneira, que compartilham copos de cerveja e cantam juntos. O bairro de South Congress também apresenta muitas lojas de curiosidades e restaurantes, além de eventos musicais e artísticos.

A BANDEIRA


O Texas é conhecido como The Lone Star State (“O Estado da estrela solitária”). E você sabe por quê? No passado, o Texas era uma província do México, e a área que acabou se tornando o atual Estado do Texas abrangia duas áreas, uma chamada Coahuila e a outra Tejas. Estas duas regiões eram representadas com duas estrelas na bandeira Mexicana. Entre 1835 e 1936, com a independência Texana e a criação de sua própria bandeira, o Texas ficou conhecido com o Lone Star, que representa todo o orgulho Texano e sobretudo a independência do Estado. Em 1845, o Texas foi anexado ao Estados Unidos, tornando-se o 28º Estado Norte Americano, mas desde então o espírito de individualismo e independência prevalecem. Texas é sinônimo de cowboys e, consequentemente, rodeio, e aqui você realmente encontra os maiores e melhores rodeios do mundo. 

CURIOSIDADE:


Texas é o maior mercado para grandes pick ups nos EUA – um em cada cinco carros vendidos no Texas é uma pick up. E aqui normalmente as vagas nos estacionamentos são grandes – em contraste, em muitos estacionamentos as vagas “menores” são sinalizadas! Uma das comidas típicas do Texas é o chili Em Houston, maior cidade do estado, todo quarteirão tem um restaurante de churrasco e comida tex-mex, mistura da comida local com a culinária mexicana. tortillas, quesadillas, chili, tudo parte da influência espanhola e latina, já que um terço da população tem origem hispânica.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+