☛ Mito ou Verdade


  • Verdade A ingestão dos mesmos alimentos, sem haver variação, não irá fornecer todos os nutrientes essenciais ao corpo. Cada alimento contém vitaminas e minerais específicos, ao mesmo tempo em que apresenta deficiência de determinados nutrientes, os quais estão presentes em outros alimentos. Por isso, é importante variar.

ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MENOS CALÓRICOS 

  • Mito A palavra orgânico significa que o alimento foi cultivado sem o uso de agrotóxicos e nem aditivos químicos. Às vezes pode ter um valor calórico maior, por apresentar mais nutrientes.

ALIMENTAÇÃO RICA EM FIBRA AUXILIA NO EMAGRECIMENTO
  • Verdade Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

VEGETAIS PERDEM NUTRIENTES QUANDO CONGELADOS
  • Mito Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.

ABACATE ENGORDA

☛Mito O abacate, apesar de bastante calórico, se consumido na quantidade adequada, não causa ganho de peso. A gordura presente no abacate é monoinsaturada, saudável, capaz de aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o colesterol LDL (ruim).

BANANA REDUZ CÃIBRA
Verdade As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento das cãibras.





CENOURA FAZ BEM A VISÃO

☛Verdade Cenoura é rica em betacaroteno, um pigmento natural que ajuda a auxilia os olhos. O betacaroteno produz vitamina A, um nutriente essencial para fazer com que o olho humano traduza a luz captada por ele em sinais que são enviados para o cérebro, aumentando a eficiência mesmo em baixas condições de iluminação.

LARANJA AUXILIA A DIGESTÃO

Verdade As fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.






LIMÃO AFINA O SANGUE

☛Mito O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue.

MANGA CONTRIBUI COM O AUMENTO DA ACNE
Mito A manga é uma excelente fonte de vitaminas A, C, e do complexo B, além de possuir fibras essenciais que contribuem para uma pele saudável. Os alimentos que estimulam o aparecimento da acne são os com alto índice glicêmico (doces, frituras, refrigerantes).




SALMÃO TEM MAIS CALORIAS QUE O FRANGO GRELHADO

☛Verdade O salmão é rico em gorduras boas (ômega 3), que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. Por isso, se torna mais calórico quando comparado com o frango.


SALADA DE FRUTAS: CONSUMIR NO MESMO DIA

Verdade Só se consegue preservar os nutrientes na hora que você prepara e consome, mas as fibras (que auxiliam no intestino) permanecem nas frutas. O ideal é não só consumir frutas em salada e sim consumir frutas inteiras para garantir uma maior quantidade de vitaminas e minerais.



SEMENTE DO MARACUJÁ AJUDA A COMBATER VERMES

Verdade Consumir sementes de maracujá ajuda a combater ou prevenir vermes e fungos, além de melhorar o trânsito intestinal devido à alta quantidade de fibras.



SUCO DE LARANJA COM BETERRABA CURA ANEMIA


Mito A beterraba contém uma pequena quantidade de ferro que não é bem absorvida pelo organismo, mesmo na presença do suco de laranja (rico em vitamina C) que melhora a absorção do ferro.




TOMATE REDUZ O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA

☛Verdade Existem diversos estudos que comprovam que o consumo de tomates ou molhos de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata e outros tipos de câncer.

TOMATE SECO DIFICULTA A DIGESTÃO


Verdade Além de ser rico em sódio (sal), que contribui para retenção de líquidos, o tomate seco é rico em gorduras graças ao óleo presente em seu preparo, que acaba deixando sua espessura mais grossa e dificultando a absorção das fibras pelo intestino.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

23 comentários:

  1. adoro estes posts assim, bem esclarecedores... não sabia sobre o tomate seco.... e eu que gosto tanto.. vou ter que tomar mais cuidado e comer menos
    bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei,sempre ouvi falar sobre estes mitos,é muito bom saber a verdade
    bjos da mel
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, nunca tinha ouvido falar que a semente do maracujá ajuda a combater vermes..BOA!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Se tem algo que aprecio aqui na blogosferas são textos bem explicados como os seus,é uma verdadeira utilidade publica...Cada vez que entro aqui aprendo mais e mais com seus textos.
    Uma verdadeira aula de sabedoria,a sabedoria em dividir conosco. Achei mais uma vez super importante essas dicas.Algumas dicas aqui são novidades pra mim,a do limão eu jurava que afinava o sangue...Viu como é importante seus textos? Continues assim amiga,seus textos? EU RECOMENDO. Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Olá pois come frutas saudável faz bem!
    adorei seu blog
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Kassinha.
    Eu não sabia essa do abacate.
    ótima postagem.

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse tipo de informação, tem tanta invenção na net que as vezes a gente nem sabe mais o que é verdade ou mentira, e além disso se segue sem saber direito pode até adoecer ...

    Amei o post Kassinha!
    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  8. Adorei, ótimas dicas , as vezes chegam para nós tantas informações e ficamos sem sabero que é verdade ou mito,gostei,bjs
    pontosecoresg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Kassinha!!
    Dicas realmente preciosas, parabéns pela postagem!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii gente que maravilha este post, adorei saber sobre a semente de maracuja, eu adoro comer maracujá puro com açúcar kkkkkkkkkkkkk, é loucura,eu sei, mas que é gostoso é.
    Beijos!
    www.julifelix.com

    ResponderExcluir
  11. Alguns mitos e verdades eu já os conhecia e com certeza seu post me fez ver e conhecer outros mais, gostei do post, aprendi

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e pra mim o mais interessante foi saber que nem todos os orgânicos possuem menos calorias

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de saber, porque eu amo manga,banana,cenoura e gostei muito de ver esses mitos e verdade minha avo precisa saber.
    beijinhos amo o seus textos sobre saude
    http://rahtuber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas!! Agora eu aprendi mais sobre alimentação.

    ResponderExcluir
  15. Ka! Ótimas dicas né, porque as que são verdades já podemos utilizar no nosso dia a dia, eu por exemplo, vou comer muito cenoura, pq tenho os olhos péssimos, vamos de vitamina A! hahahaha
    Beijos
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amei!
    Não sabia sobre o tomate seco. Vou diminuir o consumo dele já kkk

    Bjuss

    ResponderExcluir
  17. Gostei de saber mais sobre estes mitos e verdades, algumas coisas eu já sabia mas outras não.
    Adorei!

    Beijo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. amo posts de mitos e verdaddes!
    coisas muito interessantes, não imaginava que salmao tem mais calorias que o frango.. por isso amo frango haha!
    beijos
    Taty | http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  19. Testeeeeeeeeeeeee: comentário pelo Blogger

    ResponderExcluir
  20. Comentários pelo Blogger funcionando normalmente. Obrigada Fórum de Ajuda Blogger.

    ResponderExcluir
  21. Comentários pelo Blogger funcionando normalmente. Obrigada Fórum de Ajuda Blogger, em especial o Calebe Borges.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário