Receitas naturais para o seu pet - primeiros socorros

Nunca substitua remédios indicados pelo veterinário, por receitas caseiras, mas é sempre bom ter um amplo conhecimento dos sintomas e das doenças mais comuns nos animais e algumas receitinhas básicas que ajudarão a aliviar um mal-estar até que você possa levá-lo ao seu veterinário. Entenda isso como primeiros socorros e não esqueça  daquela frase famosa, que vale também para os pets: "Não desaparecendo os sintomas procure orientação médica".

PULGAS - Além de serem incômodas sugadoras de sangue, elas também podem causar infecções bacterianas nocivas. Podemos ajuda a aliviar com algumas receitas caseiras.

Receita 1: folhas de arruda. 1 litro de água morna.
Receita 2: uma porção de sementes de erva-doce. 1 litro de água morna.

Após o banho normal, despeje esta mistura e deixe secar naturalmente.

Dica: não deixe de higienizar o espaço em que seu animalzinho dorme, isso ajudará bastante. Coloque galhos de arruda, embaixo ou ao lado da caminha dele, o cheiro da arruda age como repelente. 

FERIMENTO NAS PATAS - Que as patas dos cães são mais resistentes que os nossos pés, nós até sabemos, mas esquecemos que eles também sentem dores após uma longa caminhada e que podem nessas caminhadas, queimarem as patinhas com cigarros, ou feri-las com vidros, pedras e etc. Para uma cicatrização mais rápida para pequenos machucados, separei aqui algumas receitas.

Receita: 1 folha de couve amassada. Coloque sobre o machucado/ferimento, cubra levemente com uma gaze, para evitar que o animal coma.

QUEIMADURA NA PELE - Os raios solares podem atingir o couro do seu cão, sabia? Principalmente se ele tem pouca pelagem e costuma deitar-se com o peito para cima, pensando nisso, é sempre bom usar um protetor também, no seu animalzinho de estimação. Desconheço qualquer tipo de remédio caseiro para este fim, mas não poderia deixar de lembrá-lo, desta questão. Para dar um alívio a essa assadura, veja essa dica que é bem legal.

Receita: Iogurte naturalPegue o iogurte natural, de preferência refrigerado e aplique na área afetada. Além de proporcionar alívio, a lactose presente no iogurte, ajuda a aceleração da cicatrização.

VERMINOSE - Por mais cuidado que você tenha, é quase impossível evitar que o seu cãozinho, tenha algum tipo de verme, cada uma deve ser tratada de uma forma, mas vejamos algumas dicas para os tipos mais simples.
Receita 1: sementes de abóbora. Pegue sementes frescas de abóbora, dê uma boa moída e dê ao seu bichinho, antes da primeira refeição. 
Receita 2: mamão e arruda. Sementes de mamão e 1 folhas secas de arruda.

Coloque os ingrediente em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver. Quando estiver frio, coe e dê ao seu pet, uma vez ao dia. Faça isso durante uma semana, a arruda contém um vermifugo potente e natural. 
Dica:
 administre o chá antes da primeira refeição. A falta de alimento no organismo do animal, ajuda a matar os parasitas mais facilmente, já que se alimentam de nutrientes.

CÓLICAS - A cólica causa um tremendo desconforto, podemos aliviar esse problema de uma maneira bem prática.

Receitas 1: água de Arroz. Lave o arroz (1 xícara de chã), em água potável. Coe, preservando a água e dê ao animal.
Receita 2: chá de erva-doce.

Dica: a água de arroz desintoxica e o chá da erva alivia as dores.

FLATULÊNCIA - Se o seu cachorro apresentar excesso de flatulência, alguns exercícios podem ajudar no caso e consequentemente aliviar o mal-estar.

Receita: chá de erva-doce, camomila ou orégano. Acrescente cravos ou canela, que ajudam e estimulam a digestão, reduzindo as bactérias que causam a putrefação.

VÔMITO-DIARREIA - As causas que levam a estes dois sintomas, são inúmeras, e só poderemos ter a certeza do(s) motivos), após exames laboratoriais, esses sintomas geralmente causam falta de apetite, deixando assim o animal, muito enfraquecido e, desidratado. A primeira providência a tomar, estando longe do seu veterinário, é procurar dar bastante líquido. O soro caseiro, é indispensável até para os animais e que seja feito com água pura (filtrada/fervida/mineral). O uso do quiabo é muito importante também, pois além de nutrir, ajuda a abrir o apetite.

Receita: faça um suco com quiabos crus, para evitar perdas de nutrientes, coe, se o seu cachorro for ainda um bebezinho, se não, deixe sem coar mesmo, aproveitando assim, as fibras. E, sem forçar, com muita delicadeza, despeje pequenas quantidades na boca do seu cãozinho, duas ou três vezes ao dia. 

Propriedade do quiabo: vitaminas A, C e B1, e possui em sua composição minerais como o cálcio, fibras e proteínas. Ele ajuda a eliminar vermes do trato gastrointestinal, antiparasitário e protege as mucosas do estômago, dando assim, resultados positivos quando o assunto é diarreia, verminoses, disenteria.

Dica para todas as receitas caseiras: faça sempre o suficiente para um dia, dispense a sobra, nunca guarde para o dia seguinte.

Encerro esta matéria reafirmando, quase que "gritando mesmo": os primeiros socorros são fundamentais, mas nunca deixe de levar o seu pet ao veterinário, e muito menos, abandone um tratamento médico, por uma receita caseira. Converse com o veterinário a respeito de uma receita caseira que você estar usando, ou que pretende usar. Pergunte se pode conciliar as duas coisas, indague, tire todas as dúvidas possíveis. Desejo profundamente, muita saúde, amor a todos animais deste mundão de meu Deus.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+