07
jul
2015

෴Zoonoses - Parasitas externos nos cães෴

Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem. 
Cuidar da saúde dos nossos animais de estimação é super importante, evitando assim doenças não só para eles, como também para as pessoas que com eles convivem. 
Conheça alguns agentes causadores das Zoonoses.


PARASITAS EXTERNOS MAIS COMUNS

Pulgas
As pulgas podem ficar ativado pelo calor do corpo, vibração e odores do cão. As larvas das pulgas maduro em pulgas hop e um passeio com o cão para uma refeição de sangue. Eles vão passar o resto de suas vidas produzindo pulgas bebê. Picadas de pulgas leva coceira em cães Você pode encontrar as pulgas ou sujeira de pulgas, o que é. pontinhos brilhantes na pele, especialmente sobre a garupa. Você pode prevenir e tratar as pulgas com muitos over-the-counter medicamentos eficazes, seguros.

Ácaros
Os ácaros da orelha são comuns em cães e filhotes. Eles são altamente contagiosa, e pode até mesmo ser passada entre cães e gatos. Quando um cão tem os ácaros da orelha, ele vai sacudir a cabeça e coçar a orelha. Muitas vezes, as manchas de sangue seco será visível nos ouvidos. A infestação pode causar danos permanentes no canal auditivo e tímpano.

Carrapatos
No cão a espécie mais comum de carrapato é o Carrapato Marrom (Rhipicephalus sanguineus). Eles sobem no animal, fixam-se na pele e podem transmitir doenças. Quando essa situação ocorre é preciso buscar tratamento o mais rápido possível.

Este carrapato está adaptado às áreas urbanas, podendo ser encontrado no interior das residências. Ao abandonar seu hospedeiro, a fêmea precisa de alguns dias para botar os ovos. Para fazer seu ninho, ela procura lugares altos, sem umidade e com baixa luminosidade, como em frestas, rodapés, batentes de porta, atrás de quadros e embaixo de estrados de camas. Este carrapato não gosta de ficar no chão ou grama.

Berne
Dermatobia hominis conhecida popularmente como mosca-berneira ou mosca-varejeira, que se alimenta de tecido vivo. É um parasita periódico, que forma nódulos cuja evolução da larva causa grande estresse nos animais. O ciclo biológico tem duração de 35 a 40 dias. A larva de Dermatobia hominis atinge bovinos, cães e o homem. Com menor frequência, também atinge felinos, ovinos e, muito raramente, equinos. O movimento das larvas incrustadas na pele provoca dor, inquietação e irritação. Com isso, o animal não descansa, acaba deixando de se alimentar e perde peso.

CUIDADOS:

Higienize os bebedouros e comedouros regularmente. Mantenha sempre bem limpos os locais frequentados pelo seu pet. Use produtos de limpeza indicados para o controle dos agentes causadores de Zoonoses, como amônia quaternária ou água sanitária.


 

Não administre vermífugos por conta própria. Um médico veterinário sabe indicar corretamente o medicamento mais adequado para o tratamento do seu pet.






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+