Entenda as reações do seu cachorro


APRENDENDO A LINGUAGEM CORPORAL DOS CÃES


Foto divulgação: cães para adoção
Sempre ouvimos falar que,  "o cão é o melhor amigo do homem", pena que o homem não seja o melhor amigo do cão. Mas, é gratificante saber que, existem muitas pessoas, muitas ong´s, que os amam, os protegem, cuidam, e os tratam como membros da família. Que tal, aprendermos a decifrar os gestos mais comuns, desse nosso amigo, tão fiel? Vejamos:

MEDO

Orelhas achatadas, para trás, juntas à cabeça. Cauda, entre as patas traseiras. Os olhos entreabertos. Com o corpo curvado, emitindo gemidos ou não. Se sentir muito medo, pode-se esconder para evitar o estímulo que lhe origina o medo. Muito freqüentemente deixará escapar uma urina. 


RAIVA
As orelhas estarão, sempre com as pontas para trás e muito próximas a cabeça, o corpo rígido, colocando-se de pé. A cauda estará sempre para cima ou dando continuidade ao corpo e jamais, para baixo. Mostrará os dentes fixando o que lhe faz sentir assim, emitindo grunhidos e latidos fortes.

SUBMISSO

O cachorro quanto se sente submisso, mantém as orelhas abaixadas e a cauda entre as patas traseiras, movendo-a. Evitará a todo o custo o contato visual. Ficará deitado, com a barriga à mostra emitindo sons agudos.


DOMINANTE

Para mostrar dominância, as suas orelhas ficarão retas e para a frente, e sua cauda levantada, cabeça erguida e o peito para fora. E muito comum encontramos cães de pequeno porte sendo o dominante da casa, mesmo que essa tenha cães de grande porte. 

AMIGÁVEL

As orelhas ficam relaxadas, olhos bem abertos, olhar intenso, maxilar relaxado, como se estivesse a sorrir. Balança a cauda, dando a impressão que o corpo todo balança, entrega absoluta.  As vezes deitando com a parte de trás para cima, o convidando a brincar.

INTERESSEIRO

Rodopia a sua volta, empina a cauda balançando levemente, à procura de presentinhos (brinquedos) comidas ou guloseimas.

MORDISCADAS
Não é mordida, e sim aquelas mordiscadas leves, normalmente é um convite a brincadeiras, um pedido para sair, passear, ou uma demonstração de que não quer que você se vá.

FIQUEM ATENTO AOS UIVOS

Uivos curtos - carência, resmungo, queixa, dor, ou sentindo falta do seu don. Uivos longos e altos, costumam ser usados para se comunicar com outros cachorros, e até com cadelas no cio.


Você não pode batê-lo, nem insultá-lo, muito menos maltratá-lo.
É, impossível falar de cães, sem lembrar a linda história do Serapião e o seu melhor amigo, o cachorro malhado, seque abaixo um trecho. Infelizmente desconheço a autoria, mas quem souber, favor citar. E pra quem não conhece a história completa, fica a dica: ela é enriquecedora.

PARA O MELHOR AMIGO, O MELHOR PEDAÇO

  ...Iniciei a conversa falando do malhado, perguntei pela idade dele, o que Serapião, não sabia. Dizia não ter idéia, pois se encontraram um certo dia quando ambos andavam pelas ruas e falou:
- Nossa amizade começou com um pedaço de pão, ele parecia estar faminto e eu lhe ofereci um pouco do meu almoço e ele agradeceu, abanando o rabo, e daí, não me largou mais. Ele me ajuda muito e eu retribuo essa ajuda sempre que posso.

Curioso perguntei:

- Como vocês se ajudam?
- Ele me vigia quando estou dormindo; ninguém pode chegar perto que ele late e ataca. Também quando ele dorme, eu fico vigiando para que outro cachorro não o incomode.

Continuando a conversa, perguntei:

- Serapião, você tem algum desejo na vida?
- Sim, respondeu ele: tenho vontade de comer um cachorro quente, daqueles que vende ali na esquina.

- Só isso? Indaguei.
- É, é só isso que eu desejo.
- Pois bem, vou satisfazer agora esse grande desejo.

Saí e comprei um cachorro quente para o Serapião. Voltei e lhe entreguei. Ele arregalou os olhos, deu um sorriso, agradeceu a dádiva e em seguida tirou a salsicha, deu para o malhado, e comeu o pão com os temperos.

Não entendi aquele gesto do mendigo, pois imaginava ser a salsicha o melhor pedaço, não contive e perguntei intrigado:

- Por que você deu para o Malhado, logo a salsicha?

Ele com a boca cheia respondeu:
- Para o melhor amigo, o melhor pedaço!

E continuou comendo, alegre e satisfeito.
Despedi-me do Serapião, passei a mão na cabeça do malhado e sai pensando. Aprendi como é bom ter amigos. Pessoas em que possamos confiar. Por outro lado, é bom ser amigo de alguém e ter a satisfação de ser reconhecido como tal.

Jamais esquecerei: "PARA O MELHOR AMIGO, O MELHOR PEDAÇO"
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+