Audição: Parte I

 =CUIDANDO DA AUDIÇÃO=  


A partir do 5º mês de gestação, a audição começa a se desenvolver. 

Logo após o nascimento, é indispensável o teste da orelhinha, ou Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, obrigatório por lei a ser oferecido pelas maternidades. 

É um procedimento simples, e imprescindível que pode ajudar muito no diagnóstico precoce de alguma deficiência.

Se, algum problema for detectado, o tratamento deve ser iniciado de imediato. Bebês que já nascem com perdas auditivas e diagnosticada precocemente, tem o desenvolvimento bem próximo de uma criança ouvinte.

As principais causas da falta da audição ou do comprometimento por parte dela, pode ser congênita e é bastante alta quando comparada com outras doenças constatadas nos testes realizados na triagem neonatal e se causadas geralmente, pelas infecções na gravidez, a exemplo de sífilis, rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus.
Má-formações, prematuridade, baixo peso do bebê, - 1 kg, genética e uso de drogas durante a gestação também são fatores que aumentam o risco de surdez congênita.

O problema de audição, também pode vir a acontecer, após parto, causados por, otite, sarampo, rubéola, caxumba e meningite bacteriana.

Após detectar perda auditiva, uma série de procedimentos, devem serem tomados. E isso, dependerá do grau da surdez. Em casos de leve a severo, o aparelho auditivo, ajuda a amplificar o som, que ele consegue ouvir e com isso a qualidade de vida será bem melhor.

Não obtendo resultados satisfatório após o uso do aparelho, existe a possibilidade de se colocar um implante coclear, tipo um ouvido biônico, que estimulará eletronicamente o nervo auditivo.

Lembrando que, para que se tenha um resultado mais significativo, o ideal seria que, a cirurgia ocorra, quando a criança estiver com 1 a 2 anos. Este procedimento é oferecido pelo SUS.

Após uso do aparelho ou do implante, dependendo do caso de cada um, é fundamental que esta criança tenha um acompanhamento de reabilitação fonoaudiológica, para aprender a ouvir e a falar. A melhora da dicção e o vocabulário, melhorará consideravelmente se o acompanhamento, começar cedo.

*K@
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários, comente aqui!:

Postar um comentário

Deixe seu comentário