Medo ou Fobia

Recentemente passei por algo do tipo, fobia. Devido a isso, resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto e decidi fazer um resumo, de forma que, mais pessoas saibam, se estão lidando mesmo, com fobia ou com o medo. Sinceramente!? Ainda não sei ao certo o que me aconteceu, mas já me sinto bem melhor, e pronta para recomeçar.


MEDO
  • Trata-se de uma emoção natural do ser humano. O medo atua como um aliado, protegendo-nos e funcionando como um sinalizador para precaução contra perigos reais. Se procurarmos nos livros e estudos de Psicologia, encontraremos inúmeras conceituações sobre esta emoção, entre elas, a de que o medo é resultante de uma ameaça à rotina da existência.
FOBIA
  • Medo irracional, compreendido pelo próprio sujeito como desproporcional, possuindo uma reação exagerada, deixando muitas vezes de fazer algo ou fazendo com muito sofrimento. Prejudicando até o seu dia-a-dia, descrevendo como, inevitável e incontrolável. Quando essas duas coisas começam acontecer, é hora de pedir ajuda.
Uma em cada cinco pessoas pode desenvolver algum tipo de fobia ao longo da vida e os sintomas costumam ser bem parecidos: suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados, elevação da pressão arterial e tremores.

AS FOBIAS MAIS COMUNS
  • Claustrofobia: medo de lugares fechados.
  • Eritrofobia: medo de sangue.
  • Agorafobia: medo de lugares cheios de gente como shoppings centers, shows.
  • Hidrofobia: medo de água. Mar, piscinas.
  • Glossofobia: medo de falar para plateias.
  • Amaxofobia: medo de andar de carro.
  • Hipsiofobia: medo de altura.
  • Medo de animais domésticos, como gato e cachorro.
  • Medo de insetos ou animais peçonhentos.
Fobia social, é facilmente confundida com timidez. A pessoa tem medo de se expor, evita contato social e estar em evidência. Esses indivíduos têm dificuldade de envolvimento amoroso. Trata-se de uma timidez patológica.

Eu, particularmente tenho fobia a gatos, e como foi dito acima, é algo assim, incontrolável e inexplicável. E você, qual a sua?
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

11 comentários:

  1. Ai eu não sei qual é a minha fobia, mais eu tenho medo de escuro, gostei do assunto.
    beijinhos
    http://falaseriorah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adorei o post.. tenho medo de muita coisa, mas fobia acho q ñ.. bjs e sucesso!
    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigada karina padilha, o medo sempre bom, sinal que nos cuidados. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!medo de alguma coisa todos nós temos...eu não suporto lugares fechados,abafados sem claridade fico em pânico mesmo.será que é Claustrofobia?sucesso amiga!!bjss!! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse é um tema muito importante.. Devemos estar sempre atentas a isso.

    www.fikesperta.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que não tenho fobia de nada.

    Mas meu esposo tem fobia qualquer coisa ligado a agulha como tirar sangue, soro, tbm tem sérios problemas com cicatrizes de grandes cirurgias. Meu cunhado tem fobia a altura.
    É triste, porque muitas pessoas não entendem e acham engraçado ficar provocando.

    Beijos
    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thaís!
      Olha, existe muito isso, as pessoas riem, brincam, algumas até criticam, achando um absurdo. E como você disse, algumas pessoas querem nos forçar a acabar com a tal fobia, e nos impõem métodos absurdos, digo isso, por que acontecia muito comigo, amigos próximos, tipo vizinhos, jogavam gatos em cima de mim, achando que assim, eu perderia medo, e o caminho não é esse, já cheguei ao ponto de desmaiar de medo, e tudo era levado como brincadeira. Mas, enfim! o importante é procurarmos ajuda em casos extremos né. Bjinhus

      Excluir
  7. Bom dia, Kassinha!
    Gostei da sua postagem pq então, até agora, não sabia a diferença... É comum dizermos "tenho medo", quando na verdade é fobia. Passei por um episódio assim como o seu e rapidamente recorri à ajuda, antes que piorasse. Graças a Deus o quadro se reverteu. Acho que tudo contribui - o stress, o mundo do jeito que anda... sei lá...
    Quer dizer então que fobia social pode ser confundida com timidez? Bom... acho que já me encontrei em alguma coisa aqui ... rsrs.
    Agora, bichos (gatos, cachorros...) amo! Não me imagino sem peludinhos por perto, embora tenha horror a aranhas! Me arrepio só de ver...

    Bom post, obrigada pela explicação.
    Abraços esmagadores e lindo dia.

    ResponderExcluir
  8. eu tenho fobia a barata, é irracional mesmo, não consigo nem chegar perto pra matá-las, se eu vir uma e ela sumir aí me desespero, só em pensar elas já fico arrepiada, kkkkkkkkk, tem gente que diz que é frescura minha, fazer o quê neh? beijos!!

    http://ousadasevaidosass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa que difícil heim, principalmente sendo por gatos que é visto o tempo todo por aí. Acho que não tenho nenhuma fobia, exceto por ver pessoas que me fizeram algum mal no passado... é sério, isso me deixa sem ar e com vontade de sair correndo. Bjs querida.

    Fabi Rocha
    www.fabilila.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário