↭Esquizofrenia↭

Há diversos tipos de Esquizofrenia e nenhuma característica única é comum a todas. 
Os sintomas psicóticos incluem: delírios, alucinações, incoerência, comportamento catatônico ou hiperativo, apatia, entre outros.
ENTENDENDO A ESQUIZOFRENIA
Autor: Dr. Leonardo Palmeira

SINTOMAS INICIAIS

Os sintomas precoces da esquizofrenia, também conhecidos como prodrômicos (do grego pròdromos = precursor), são aqueles que ocorrem meses a anos antes de um primeiro surto. Eles não são específicos da doença e não permitem um diagnóstico precoce do transtorno.
Podem ocorrer comportamento hiperativo (inclusive desde a infância), desatenção e dificuldades de memória e aprendizado, sintomas de ansiedade (inquietação, somatizações, como taquicardia, palpitações e falta de ar), desânimo, desinteresse generalizado e humor depressivo. O início do transtorno pode ser confundido com depressão ou outros transtornos ansioso (Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Ansiedade Generalizada).

Em alguns casos ocorre interesse demasiado por temas exóticos, místicos, religiosos, astronômicos ou filosóficos, que passam a dominar o cotidiano da pessoa. Dúvidas acerca da sua existência, explicações filosóficas sobre coisas simples da vida e uma necessidade permanente de buscar significados podem deixar a pessoa mais introspectiva e isolada socialmente.

É comum haver, pouco ou muito tempo antes do primeiro surto, dificuldade, ou mesmo, descontinuidade de atividades regulares, como escola, cursos, trabalho, esporte ou lazer. Nota-se também maior dificuldade para viver relações sociais e familiares.

Algumas pessoas podem desenvolver um comportamento mais arredio ou indisciplinado, ter momentos de explosão de raiva ou descontrole emocional diante de situações em que se esperaria maior desenvoltura para resolver os problemas.

A esquizofrenia pode ainda se manifestar sem um período prodrômico muito claro e com desencadeamento rápido dos primeiros sintomas psicóticos.

SINTOMAS POSITIVOS

Os sintomas positivos estão relacionados diretamente ao surto psicótico. Entende-se por surto psicótico um estado mental agudo caracterizado por grave desorganização psíquica e fenômenos delirantes e/ou alucinatórios, com perda do juízo crítico da realidade. A capacidade de perder a noção do que é real e do que é fantasia, criação da mente da própria pessoa, é um aspecto muito presente nos quadros agudos da esquizofrenia.

A pessoa adoecida pode criar uma realidade fantasiosa, na qual acredita plenamente a ponto de duvidar da realidade do mundo e das pessoas ao seu redor. É o que chamamos de delírio. O delírio pode ter diversas temáticas, inclusive num mesmo surto. As mais comuns são a idéia de estar sendo perseguida por alguém, de ser observada ou de que as pessoas falam dela ou sabem de tudo que se passa na sua vida. Outras idéias fantasiosas, como de cunho religioso, místico ou grandioso também podem ocorrer. Menos frequentemente ocorrem delírios de culpa e de ciúme.


O delírio não é uma criação intencional da pessoa ou motivada por fatores psicológicos ou de relacionamento. Na esquizofrenia, o delírio surge espontaneamente e invade e domina a consciência da pessoa, tirando dela a capacidade de lutar e vencer sozinha suas próprias idéias. É comum ela se sentir acuada e amedrontada, ou então, agir com vigor, mas sem um propósito claro ou racional. O delírio traz consigo uma sensação de sofrimento e fragmentação da própria personalidade, como se a pessoa perdesse o chão, suas referências básicas, o controle de sua própria vida.



Outro sintoma positivo igualmente importante é a alucinação. A pessoa pode ouvir ou ver coisas que não existem ou não estão presentes, como escutar vozes dialogando entre si ou se referindo à própria pessoa, insultando-a ou ordenando que faça algo. Pode ver vultos ou imagens de pessoas, personagens de seu delírio, com as quais é capaz de conversar e interagir. Há casos também de alucinações olfativas (sentir cheiros estranhos), gustativas, táteis (sentir choques ou como se bichos andassem em seu corpo) e dos órgãos internos (como, p.ex., sentir o coração derretendo, órgãos apodrecendo).



Assim como no delírio, o paciente não tem nenhum controle sobre as alucinações. Elas têm igual capacidade de dominar a consciência e influenciar o comportamento. A percepção de uma alucinação é igual a que ocorre para um objeto real, não sendo possível, para o paciente, distingui-la da realidade.



Existem outros sintomas positivos, como acreditar que é outra pessoa ou que tem poderes paranormais, como a capacidade de ler a mente dos outros. O paciente pode fantasiar acerca de seus familiares, acreditando que eles sejam impostores ou sósias, ou confundir pessoas estranhas com alguém familiar.



Os sintomas positivos podem não ocorrer em todos os casos de esquizofrenia e, mesmo quando presentes, podem variar na intensidade e qualidade dos sintomas. Existem pacientes que não possuem muitos delírios e outros que nunca alucinaram. Há os que apresentam mais sintomas de desorganização psíquica e do comportamento e que não apresentam delírios ou alucinações.

SINTOMAS NEGATIVOS

Os sintomas negativos estão mais relacionados à fase crônica da esquizofrenia. Embora possam ocorrer na fase aguda, eles se estendem por mais tempo e predominam a longo prazo. Esses sintomas são chamados também de deficitários, como referência à deficiência de algumas funções mentais, como a vontade e a afetividade.

A falta de vontade, de iniciativa ou da persistência em algumas atividades da vida cotidiana é vista pela maioria dos familiares como sinal de preguiça ou má vontade. Entretanto, este é um sintoma da esquizofrenia. Em graus variados de intensidade, pacientes têm dificuldade de iniciativa, demonstram-se desinteressados ou indiferentes aos desafios e atividades que lhes são propostas. Tendem a escolher atividades mais passivas, onde não é exigido esforço físico ou cognitivo, como assistir TV, ouvir rádio, ou mesmo passar grande parte do tempo ociosos. As deficiências da vontade são responsáveis por grande parte das dificuldades em atividades produtivas, como trabalho e estudos, e sociais, contribuindo para maior isolamento.

A afetividade compreende a nossa capacidade de demonstrar afetos e sentimentos. Para isso usamos nossa mímica facial, os gestos, o tom de voz e a nossa empatia. Alguns pacientes têm dificuldade em expressar e demonstrar seus afetos claramente e isso leva, em geral, a uma falta de empatia e a uma dificuldade de interação e comunicação social. Isto não significa que não tenham sentimentos, que não sejam capazes de reagir emocionalmente ao ambiente e às pessoas. O que está comprometido é a forma de demonstrar seus afetos, mas não a capacidade de sentir emoções.



A fala, o pensamento e as idéias podem estar lentificados ou desconectados, sem um encadeamento lógico para quem está ouvindo. Porém, é importante que familiares e amigos procurem compreender o significado do que está sendo dito, que escutem e acolham a pessoa com suas diferenças e limitações.



Os sintomas negativos, por serem mais duradouros e interferirem com funções básicas como vontade e afetividade, acarretam dificuldades sociais e laborativas que percebemos em muitos pacientes. É fundamental a compreensão e as tentativas de estímulo e apoio, dentro de um contexto sócio-familiar saudável e acolhedor.


SINTOMAS DA COGNIÇÃO

A cognição pode estar comprometida na esquizofrenia de diversas formas. As mais comuns são a falta de atenção e concentração e o prejuízo da memória. Essas alterações podem ocorrer antes mesmo do primeiro surto e piorar nos primeiros anos do transtorno.

Alguns pacientes têm dificuldade em manter a atenção por longo tempo, tornando-se facilmente distraídos e dispersos. Em uma conversa num ambiente tumultuado e ruidoso, por exemplo, podem não conseguir manter o foco, distraindo-se com estímulos alheios. Isto ocorre devido à incapacidade de inibir completamente estímulos do ambiente que não sejam importantes naquele momento. O comprometimento da atenção também interfere em atividades como leitura e escrita.


Em relação à memória, pode haver dificuldade para buscar lembranças passadas em momentos oportunos, como, por exemplo, quando se está conversando sobre um episódio e o paciente se esquece de mencionar fatos importantes relacionados a ele. O aprendizado também pode estar prejudicado, com maior lentidão para aprender informações novas, que pode ser atribuído à dificuldade na formação de estratégias para aceleração do aprendizado e por problemas na fixação do conteúdo.



Existem outros prejuízos da cognição, como pensamento mais concreto, com dificuldades para abstrair e compreender figuras de linguagem, impulsividade na hora de tomar decisões, fazendo escolhas erradas, baseadas em decisões imaturas de primeiro momento, e disfunções executivas, como dificuldade de planejamento das tarefas, não conseguindo priorizar as mais simples frente às complexas.



Os sintomas da cognição também interferem na vida social e profissional, contribuindo para prejuízos em outras áreas de funcionamento da pessoa, como estudo, trabalho e relacionamentos interpessoais.


Leia a matéria completa aqui
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

38 comentários:

  1. Oi Kassinha!
    aqui estou a te seguir!!!
    Minha foto não apareceu, não sei por que?
    BjsSoninha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, muito informativo, é sempre importante saber dessas coisas, pois podem estar acontecendo perto da gente, neh?

    Estou aproveitando para avisar que o blog mudou... de nome, de endereço, de visual, tudo! O Apenas Palavras agora é A CASA DA TIA VAL, o blog será muito mais dinâmico! Espero sua visita por lá, viu? Bjokas da tia Val, timore!

    Valquíria Paula – Na Casa da tia Val

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria!!
    Poucas pessoas realmente sabem o quanto essa doença faz estragos em uma pessoa.
    Obrigado pela visita e comentário lá no BLOG DO PARCEIRO: http://josenidelima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não sabia de nada disso , post super completo parabéns
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre com posts bem informativos, parabéns! Sempre volto aqui por que adoro!

    BJOS!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa parabéns pelo post, achi muito completo
    não sabia de nada citado no post, agora consegui entender mais sobre o assunto
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uauuu muito bem explicado adorei sua escrita arrasou

    Quem já foi conferir o post de hoje? Pra vc que ainda não sabe estamos com uma nova série no blog #MakeUpClass venha tirar suas dúvidas
    http://www.blzinteligente.com/2015/07/makeupclass-o-que-comprar-maquiagem.html

    ResponderExcluir
  8. Ter acesso a essas informações é sempre válido, ainda mais quando o post como o seu bem esclarecedor e sem deixar dúvidas

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  9. Um excelente post, muito esclarecedor, principalmente para os leigos como eu no assunto.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post. Super esclarecedor. Muita gente deveria ler, pois acho que pela falta de informação as pessoas acabam julgando as outras.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Kassinha.
    Imagino que seja muito difícil para o esquizofrênico e também para a família lidar com a situação. Post bem esclarecedor.
    Boa tarde, bjos.

    ResponderExcluir
  12. Achei maravilhoso o texto, muito bem informado e explicativo, já tive contato com a doença, poi um tio meu tem, e sei como é, gostei muito da iniciativa! Beijos
    Paula Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OI BOA NOITE!QUE INTERESSANTE ESSE POSTE GOSTEI MUITO PARABÉNS ,AMEI SEU BLOG MUITO FOFO, BEIJOS
    BLOG:http://artesanatodanil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante sua postagem! Gostei de ler. Não é um tema que as pessoas falem sempre!
    Ótimo!!!
    Beijos e beijos e boa noite!!!

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei a explicação, super completo e com uma linguagem de fácil interpretação.
    Parabéns pelo tema abordado!

    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Kassinha, é sempre bom aprender sobre essas doenças psicológicas.
    Agradeço sua visita no meu blog e te convido a voltar mais vezes.
    Um abraço, Thelma Salles

    http://thelmsallesartesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, bom dia!

    Tudo bem? Espero que esteja.
    Gostei do seu blog. Estou lhe seguindo. Número 237, mas estou sem foto.

    Blog: http://ladyestetica.blogspot.com.br/search/label/Blog

    BeijO
    Leide

    ResponderExcluir
  18. Há doenças que a gente houve falar mas só sabe bem como ela afeta as pessoas quando tem alguém próximo com ela.Nem imaginava tudo isso...



    Mi interessa

    ResponderExcluir
  19. Oi boa tarde!Estou achando super importante seus posts,esses são temas que quase ninguém aborda...
    É muito bom conhecer um pouquinho de cada doença,ñ é só com o vizinho que acontece,
    O autismo como disse,na família de meu genro tem,e a esquizofrenia desconheço se alguém tenha,mas de qualquer forma, é sempre bom conhecermos mais sobre as doenças,causas,o que devemos fazer,etc.
    BRAVO pelos posts.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  20. Gostei de saber mais sobre a esquizofrenia, é sempre bom estarmos atentas aos sintomas.

    Beijos
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  21. eu tenho um amigo esquizofrênico,mas com todos medicamento possíveis ele se recuperou,as crises afetam muito toda família muito triste mesmo,adorei o post
    bjo da mel
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Post Muito Interessante, me esclareceu muitas duvidas!!
    vim através do Agenda dos Blogs, adorei o seu blog estou seguindo!

    bjúús

    Post Novo No Blog!!
    Receitas de Hidratante Caseiro!!

    http://muitomaisquebelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá,minha amiga!!!
    Postagem muito importante que fala sobre a esquizofrenia, que vem afetando muitas pessoas.Conheci uma pessoa que era "normal" e de repente, começou a escutar vozes e ver vultos.Essa pessoa até hoje passa por tratamento médico.Essa postagem é instrutiva e vem nos esclarecer um pouco sobre essa doença.Parabéns amiga!! Bjss!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nossa são tantos sintomas né, bom saber um pouco mais sobre o assunto.

    Lápis, Papel e História

    ResponderExcluir
  25. Oi Kassinha, olha eu aqui!!!! Gosto de informações em geral e andei futucando e curti muito a postagem das verduras na janela. Adoro coisas saudáveis e tudo que se relacione com a saúde pois é dela que vem a beleza.
    Preciso vir mais vêzes pra pegar suas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Kassinha !!!

    Muito interessante sua postagem , creio que nos tempos de hoje isso tem acontecido com muita frequencia .
    Obrigada por compartilhar .
    Beijinhos
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  27. Excelente matéria, muito bem explicada, mas o principal é reconhecer os sintomas iniciais.

    ResponderExcluir
  28. nossa que bom saber sobre essa doença, é muito bom ficar bem informada parabens pelo blog
    http://blogcantinhodossonhosartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Como é grave sabia pouco sobre
    o post ficou bem explicado
    sabia da falta de memoria
    mais pensei que fosse sempre algo
    que ia e voltava rapidamente

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda .

    ResponderExcluir
  30. Muito bom, saber nunca é bastante né...seu blog é otimo, sempre trazendo informaçoes importantes de nossa saúde.. beijooss

    ResponderExcluir
  31. Oi amiga, boa noite !
    Excelente postagem, devemos sempre que possível ajudar e orientar as pessoas.
    Adorei seu blog, já estou te seguindo.
    Será um prazer recebê-la em meu cantinho, volte sempre.
    Bjs !

    ResponderExcluir
  32. Ola amiga, vim te visitar e me deparo com este post maravilhoso e instrutivo.
    É muito bom que os leitores tenham noção do que é na realidade a esquizofrenia.
    Boa noite e sucesso.
    http://amovoceemcristo.blogspot.com.br/
    Paz.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite!pacientes com estes problemas tem que ter cuidados e muito carinho dos familiares para suportar tudo isto.fica c/Deus bjsss!!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi amada parabéns pelo tema! ainda muitas pessoas não sabem o que é ESQUIZOFRENIA.
    Deus te abençoe, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  35. Nossa.....que doença horrível em! Estou passada com esses sintomas. Muitas vezes nos deparamos com pessoas com alguns desses sintomas, como falta de atenção, isolameto, desanimo, falta de vontade,etc...terrível mesmo essa doença...essa doença deve ser tratada com que especialista? Vou compartilhar a matéria, achei muito importante a informação, muito útil.
    www.katiamagal.com

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde amiga Kassinha!!!
    Mais um post para nos informarmos e aprendermos sobre outro tipo de distúrbio...
    Li um livro...lindo por sinal: Diário de Uma Paixão...
    Nele, é relatado a história de amor de um casal, no qual a esposa tinha esquizofrenia...fica a dica para leitura.
    Tenha uma nova semana repleta de bençãos e ótimas realizações!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  37. Nossa que interessante, gostei de saber mais sobre a esquizofrenia.
    Nunca tive interesse sobre o assunro mas agora fiquei curiosa vou pesquisar mais depois.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Muito bom o post, bem informativo, parabéns!

    luadeneon.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário