Livros que fizeram a minha cabeça

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro" -  Henry Thoreau
Qual o seu tipo preferido de leitura? Romances? Mistério? Ficção? Auto-ajuda? 
Seja qual for, o importante é ler, devorar, saciar sua sede, nesta fonte inesgotável de conhecimentos.

FELIZ ANO VELHO - MARCELO RUBENS PAIVA

Trata da experiência autobiográfica do autor, que relata o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em 14 de dezembro de 1979, após bater acidentalmente com a cabeça no fundo do lago. Mostra a dificuldade que muitas pessoas sofrem com essa situação e a força de vontade que um homem tem de ter para se inserir novamente na sociedade, enfrentando seus problemas e medos.

1968 O ANO QUE NÃO TERMINOU - ZUENIR VENTURA

Livro que retrata, em estilo jornalístico, os fatos que marcaram o conturbado ano de 1968 no Brasil e no mundo. Seu autor é o jornalista Zuenir Ventura, participante e estudioso do referido ano, bem como de suas consequências para a realidade contemporânea. Transcorre o livro em tom narrativo, com citação à importantes personagens, obras e músicas que fizeram parte do período. São citados por exemplo, a atriz Claudia Cardinale, italiana e esquerdista reconhecida, assim como outras figuras igualmente emblemáticas, como César Benjamin "Cesinha", militante do Mr-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro) e que participou da luta armada e Carlos Lamarca "O capitão da guerrilha", militante da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e do Mr-8 e que ficou nacionalmente conhecido após desertar de seu quartel em Quitaúna e juntar-se à guerrilha. 

ORGULHO E PRECONCEITO - JANE AUSTEN

A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres.

A COR PÚRPURA - ALICE WALKER

A personagem principal, Celie, negra, semianalfabeta, morando no Sul dos Estados Unidos, vive entre cuidar da família e planejar uma vida diferente da sua para a irmã, Nettie. Acompanhamos sua vida por mais de trinta anos, por meio das cartas que escreve para Deus e, posteriormente, para a irmã. Em oposição à solidão, pobreza, brutalidade e violência, Celie vai descobrir outras maneiras de sentir. 

LEVANTANDO DO CHÃO - JOSÉ SARAMAGO

Nesta obra Saramago retrata a luta de um povo face às forças opressoras (os latifundiários, as forças da ordem e a Igreja). Luta obstinada e de muitos sacrifícios, feita sobre um ambiente de miséria rural. É uma fotografia do movimento antifascista no Alentejo, no qual Saramago revela bem as suas opções políticas.
Sobre esta obra escreveu Saramago:
"Um escritor é um homem como os outros: sonha. E o meu sonho foi o de poder dizer deste livro, quando terminasse: Isto é o Alentejo."

Ao final desta lista, você deve estar se perguntando: e a BÍBLIA? A BÍBLIA, é o livro mais sábio e completo que existe. É impossível não se falar em boa leitura e não inclui-la. Quando alguém se envolve com o estudo bíblico, a mudança de vida, é notória, e comigo não tem sido diferente. 





Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

5 comentários:

  1. ótimo post amiga!a leitura nos dias de hoje são raras,uma boa leitura faz um bem enorme e a Bíblia é essencial nas nossas vidas.bjss!! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista literaria, não gostei do estilo de todos, mas as que gostei foi bem interessante.
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
  3. Oi Kassinha, tambem adoro uma leitura...os ultimos livros que li foram de Sidney sheldon, O plano perfeito e Do outro lado da meia noite, agora estou com um de Machado de assis, A mão e a Luva, estes que vc citou não os conheço mas confesso que fiquei com vontade. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não leio muito só a bíblia, mas to para ganhar um livro da minha sogra e vou ler e até fazer uma resenha. É um exercício para a mente e devemos estar sempre com um livro na nossa cabeceira.

    www fikesperta.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Amo ler!!!!
    E da sua lista só li Feliz Ano Velho e já faz algum tempinho...gostei muito...
    E já anotando os outros para dá uma pesquisada!
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário