Casa: Dicas e Truques

 =COMO ESCONDER OS FIOS DOS APARELHOS ELETRÔNICOS= 

São muitas as opções disponíveis no mercado para tentar camuflá-los. Elas vão desde canaletas aos itens que tem aparência de peças decorativas. Confira abaixo algumas opções:

Percurso dos cabos:

Computador, TV a cabo, home theater e videogame compõem um arsenal comum a muitas casas, onde as pessoas vivem, se divertem, trabalham e se conectam com o mundo. Quem prevê seu repertório eletroeletrônico na etapa do projeto arquitetônico se livra de uma miríade de fios e cabos aparecendo aqui e acolá. O problema é disfarçar a fiação quando não se está em fase de construção ou grande reforma. "Especialmente nesse caso, vale a pena explorar recursos de marcenaria e de gesso", diz o arquiteto Flávio Butti. "É importante que o cliente deixe claro quais os equipamentos que pretende ter e onde deseja instalá-los", explica. O ideal é que um arquiteto, com o auxílio de um especialista em eletricidade, trace o layout do ambiente a fim de prever o caminho mais apropriado dos fios. "Tudo depende de avaliação profissional. Se há vigas e pilares, por exemplo, pode ser traçada uma rota alternativa."

Espaços aproveitados:

Ambientes multiúso, como home theaters e escritórios integrados a salas de estar, merecem atenção especial para que os fios não comprometam o visual do local e os equipamentos funcionem adequadamente. "Caixas de som simétricas e a comunicação do subwoofer com o receiver são detalhes acústicos que precisam ser levados em conta", afirma Butti. Áreas pequenas são as maiores beneficiadas de projetos orientados por um profissional. "O espaço se torna bem aproveitado", diz a arquiteta Mariza Vanzella. "Além disso, o planejamento da área, baseado nas especificações dos equipamentos, proporciona mais conforto ao morador", completa Mariza. Se por outro lado a ideia é disfarçar fiações, o design cada vez mais interessante dos produtos é uma vantagem. Com formas e tons arrojados, ele pode se tornar um aliado da decoração e valorizar a casa.

Cuidados:


Vários fatores contribuem para que se possa usufruir plenamente da capacidade dos equipamentos tecnológicos de uma casa. "Um deles é utilizar cabeamentos de conexão adequados", diz Daniel Lima, diretor da Avantime, especializada em automação residencial. Entre os erros mais comuns, o profissional destaca a falta de espaço nos móveis para a refrigeração dos aparelhos.

Fontes: www.casa.abril.com.br
www.vilamulher.terra.com.br
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários, comente aqui!:

Postar um comentário

Deixe seu comentário